Sumário Econômico 1562

Percentual de famílias com dívidas aumenta em janeiro de 2019 - O percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 60,1% em janeiro de 2019, o que representa um aumento em relação aos 59,8% observados em dezembro de 2018. Entretanto, houve redução em relação a janeiro de 2018, quando o indicador alcançou 61,3% do total de famílias. O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso também aumentou em janeiro de 2019 na comparação com o mês imediatamente anterior, passando de 22,8% para 22,9% do total. Houve queda, porém, do percentual de famílias inadimplentes em relação a janeiro de 2018, que havia registrado 25,0% do total. Já o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes diminuiu, em ambas as bases de comparação, passando de 9,2% em dezembro para 9,1% do total em janeiro de 2019.

Operações de crédito crescem 5,5% em 2018 - Dados mais recentes divulgados pelo Banco Central mostraram que o saldo das operações de crédito do sistema financeiro teve aumento de 1,8% em dezembro de 2018 contra o mês imediatamente anterior, o segundo mês consecutivo de alta. O saldo total dos empréstimos e financiamentos alcançou o valor de R$ 3,3 trilhões no último resultado do ano, representando 47,4% do Produto Interno Bruto (PIB). No acumulado do ano, a variação foi de +5,5%, contra uma variação de -0,5% observada em 2017. Os empréstimos às pessoas jurídicas aumentaram 1,9% no ano, representando 45,1% do saldo geral e 21,4% do PIB, e suavizaram o crescimento de 8,6% nos empréstimos às pessoas físicas, os quais correspondem a 54,9% do total e 26,1% do PIB.

O Fórum das MPEs, mudanças e ações - Na nova estrutura do Ministério da Economia, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs) continuará sob o guarda- -chuva da Secretaria das MPEs (agora, Subsecretaria de Desenvolvimento da Micro e da Pequena Empresa, Empreendedorismo e Artesanato), que se tornou uma subsecretaria de uma das sete secretarias especiais criadas pelo novo governo: a de Produtividade, Emprego, Competitividade e Desburocratização. Desde que foi instalado em 2000, já passou de três o número de mudanças havidas no Fórum.

Produção industrial - De acordo com as análises do mercado, os indicadores de atividade econômica apontam para uma recuperação gradual da economia brasileira influenciada pelo aumento da demanda interna. Além do ritmo lento de recuperação do mercado de trabalho, o setor industrial segue operando com um nível de utilização de capacidade bastante inferior à sua média histórica. Embora algumas atividades venham se beneficiando da melhora da demanda, como os setores de bens de capital e bens de consumo duráveis, a trajetória de evolução da produção industrial em 2018 tem sido modesta.

Download

  • Sumário econômico - n.1562 | Download

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.