Síntese das palestras do CTur - 03/04/2013

Para abordar o tema “Restaurantes Sustentáveis”, o CTur recebeu a chef Teresa Corção, Diretora de Sustentabilidade do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e Similares do Rio de Janeiro (SindRio) e presidente do Instituto Maniva. Esta Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 2007, visa à utilização da gastronomia brasileira como instrumento de transformação social e ambiental. Teresa apresentou aspectos como soberania alimentar, biodiversidade agrícola e articulação do encurtamento da cadeia produtiva do alimento.

“As duas pontas – produtor e comprador – estão cultural e economicamente distanciadas. Nosso trabalho no Meniva inclui organizar ações que as aproximem. E, na Diretoria de Sustentabilidade, com a escala que só um sindicato pode proporcionar, multiplicar essa tecnologia social nos empreendimentos, tornando-a sistêmica, de maneira que, realmente, promova riqueza para quem produz e para quem consome”, afirmou. Nesse sentido, são realizados projetos nas áreas de educação, cultura e agricultura, divulgando a ecogastronomia brasileira e valorizando os produtos orgânicos e regionais. Segundo Teresa, os donos de restaurantes e hotéis estão atentando para a necessidade de se ajustar a padrões de sustentabilidade, em razão de uma exigência crescente do mercado.

Download

  • ctur-2013-_04-03_resumo_final.pdf | Download

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.