Comitiva de empresários e autoridades da Ucrânia visita a Fecomércio-PR

AddToAny buttons

Compartilhe
19 A 20 set 19
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Empresários de vários segmentos participaram da reunião em Curitiba
Empresários de vários segmentos participaram da reunião em Curitiba
Crédito
Ivo Lima

19/09/2019

A Fecomércio-PR recebeu, em 18 de setembro, uma comitiva ucraniana vinda da região de Kharkiv. O grupo, liderado pelo cônsul honorário do Brasil em Kharkiv, Sergei Kutsevlyak, é composto por representantes da prefeitura da cidade de Kharkiv e empresários dos ramos agropecuário, telemedicina, tecnologia da informação, universitário e moda e design, entre outros.

Eles foram recepcionados pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, e pelo diretor de Relações Internacionais da Fecomércio-PR, Rui Lemes. Piana saudou os visitantes em nome da Fecomércio-PR e do governo paranaense. “Tenho uma dupla missão, enquanto representante desta casa e como vice-governador, unindo nossos países, para que possamos avançar em novas relações de negócios, turismo e cultura”, afirmou.

Também participaram do encontro o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko; o cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski; e o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Antônio João Monteiro de Azevedo, além de outras lideranças e empresários paranaenses.

O embaixador da Ucrânia lembrou que a visita da comitiva ucraniana vem sendo planejada há algum tempo e era bastante aguardada. “Apesar de todos os desafios que a Ucrânia enfrenta, encontramos condições e vontade para dialogar e apresentar o melhor que nosso país possui, reunindo empresários de ambas as nações que querem produzir e gerar negócios.”

Tronenko também destacou que eventos como esse demonstram o apoio brasileiro à Ucrânia, que passa por uma forte crise política e luta pelo reconhecimento de sua soberania e integridade territorial. “É um grande prazer ter essa oportunidade de cooperação da Ucrânia com o Paraná”, destacou Sergei Kutsevlyak.

Após as apresentações de ambos os países, o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio-PR conduziu a rodada de negócios. “A visita da delegação ucraniana certamente vai ampliar nossas relações bilaterais. Esperamos que o tratado de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul facilite os negócios no médio e longo prazo”, disse Rui Lemes.

Sobre Kharkiv

Kharkiv é a segunda maior cidade da Ucrânia, localizada na região homônima, tendo sido a capital do país até 1934. Localizada ao leste, fica a apenas 40 km de distância da fronteira russa. Com cerca de 1,5 milhão de habitantes, é um importante centro industrial, científico, cultural, educacional e de transportes da Ucrânia.