Fecomércio-SC entrega ‘Carta de Orlando’ ao Governo do Estado com sugestões estratégicas para impulsionar o turismo

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Governador Carlos Moisés recebeu comitiva da Fecomércio-SC
Governador Carlos Moisés recebeu comitiva da Fecomércio-SC
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Foto: Mauricio Vieira/ Secom Governo Santa Catarina

A fim de contribuir para o fortalecimento do turismo catarinense, o presidente da Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC), Bruno Breithaupt, entregou, no dia 5 de julho, ao governador do Estado, Carlos Moisés, um documento com reivindicações do setor e sugestões de estratégias para impulsionar as vocações turísticas de cada região no Estado. 


A Carta de Orlando foi produzida pela comitiva de empresários e gestores catarinenses que participou da Missão Técnica Orlando, promovida pela Fecomércio-SC e pelo Senac, em maio deste ano. 


“É necessário ter um planejamento sólido do setor, gestão integrada e uma rede de cooperação entre poder público, iniciativa privada e comunidade, para Santa Catarina se consolidar como um destino competitivo no Brasil. A Federação vem atuado sistematicamente para garantir segurança jurídica para quem quer investir na atividade turística do Estado”, afirmou Breithaupt.


Entre as boas práticas que podem ser importadas por Santa Catarina, elencadas no documento, estão a implementação de um programa de hospitalidade; o desenvolvimento de um programa de gestão integrada para o turismo catarinense; a criação e aplicação de um plano de marketing para subsidiar a tomada de decisões do trade e encaminhamentos de políticas públicas.


“Estamos trabalhando muito para fortalecer o turismo no Estado, e iniciativas como esta só vêm somar. Temos uma equipe qualificada dando início a um novo tempo para o setor”, garantiu o governador.


Outros projetos liderados por Fecomércio-SC e Senac para dinamizar o setor — como o Observatório do Turismo e o programa Turismo Catarinense em Movimento, que promove a integração das Instâncias de Governança — também entraram na pauta da reunião.


Participaram da agenda, com Carlos Moisés, o vice-presidente de Turismo, Hélio Dagnoni; o presidente da Câmara Empresarial, João Eduardo Moritz, ambos da Fecomércio-SC; e Luis Fernando Albalustro, coordenador da missão.


Missão Técnica Orlando


Em maio, durante uma semana, uma comitiva de empresários e gestores do Turismo catarinense participou da missão de benchmarking (avaliação comparativa) para conhecer in loco as práticas que fizeram com que Orlando se transformasse em referência mundial em eventos, entretenimento e lazer, com excelentes índices de satisfação dos visitantes.


O roteiro incluiu visitas ao Centro de Convenções de Orlando (Orange County Convention Center), Amway Center (arena esportiva e casa do Orlando Magic, time de basquete da NBA), Rosen College of Hospitality Management (instituição de ensino que forma os profissionais do Turismo e Hospitalidade para atender à demanda da região), entre outros.