Sindilojas de todo o País se reúnem na Fecomércio-PR

AddToAny buttons

Compartilhe
16 A 17 set 19
Ex: 8h00 às 18h00
Botão - Tenho Interesse
Esse preenchimento não garante sua
inscrição. É apenas para fins de comunicação,
envio de novidades e informações sobre o
evento.
Presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, abriu o encontro em Curitiba
Presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, abriu o encontro realizado em Curitiba
Crédito
Bruno Tadashi

A Fecomércio-PR sediou, em 13/09, a primeira reunião preparatória do 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE), que será realizado de 20 a 22 de maio de 2020, em Bento Gonçalves (RS). Representantes de sindicatos de todo o País se reuniram em Curitiba para avaliar os resultados do 35º Encontro, promovido em Fortaleza em maio deste ano, bem como para aprovar a pré-programação do próximo evento.

Anfitrião da reunião da comissão organizadora, o presidente do Sindilojas Curitiba e Região Metropolitana, Ari Faria Bittencourt, disse que os encontros nacionais têm o propósito de reunir os sindicatos para unir o comércio. “Este grupo que está aqui hoje tem representantes de Belém do Pará ao Rio Grande do Sul. Temos ainda o Sindilojas que organizou o último encontro e também o que vai realizar o do ano que vem, no Rio Grande do Sul.”

De acordo com o vice-presidente da Fecomércio-CE, Alberto Farias, o encontro realizado em Fortaleza recebeu aproximadamente 1,2 mil congressistas. O presidente do Sindilojas Bento Gonçalves, Daniel Amadio, organizador do próximo congresso, destaca que a expectativa é muito boa. “Estamos esperando um público superior a mil congressistas de todo o Brasil. Além da pauta do congresso, os participantes poderão conhecer nosso turismo e o Vale dos Vinhedos”, disse Amadio, informando que o evento será focado na sustentabilidade dos sindicatos e na nova realidade trazida pela reforma trabalhista.

“O Rio Grande do Sul é forte no sindicalismo e no associativismo. A Fecomércio-RS é composta por 112 sindicatos, e isso traz muita união e força. Nós já realizamos lá um encontro nacional. Foi muito importante, com muitos frutos colhidos. Os sindicatos passam hoje por um momento de transformação, e é muito importante estarmos unidos, ver o que um sindicato está aplicando de melhor e o que pode ser aplicado por outros”, avaliou o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Cruse.

O assessor jurídico do Sindilojas Porto Alegre, Flávio Obino Filho, que coordena a reunião dos advogados das entidades sindicais durante os encontros nacionais, adianta que a proposta do governo de alteração da organização sindical brasileira será um dos temas jurídicos debatidos no 36º CNSE. “A base dos debates sindicais e trabalhistas, que são o carro-chefe da organização sindical brasileira, sempre tem um fundo jurídico. A proposta do executivo de alteração da organização sindical brasileira deverá ser encaminhada ao Congresso no início do ano que vem. Por isso, quando da realização do encontro em Bento Gonçalves, estaremos no olho do furacão que vai afetar as entidades sindicais e os empresários”, adianta Obino Filho.