
O seminário turismo social foi transmissão ao vivo pelo facebook.com/sistemacnc ou pelo youtube.com/tvcnconline
De acordo com o Ministério do Turismo, o Turismo Social visa promover a igualdade de oportunidades, o desenvolvimento das comunidades locais, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão. O seminário busca promover o debate em prol do Turismo Social motivando a criação de políticas públicas que incentivem ações e propostas voltadas ao crescimento deste segmento, favorecendo o ambiente de negócios dos empreendimentos sociais e valorizando a prática do Turismo para todas as camadas da sociedade.
Veja fotos do evento:
Veja como foi o evento
Links
RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO
ABERTURA E BOAS-VINDAS
APRESENTAÇÃO DO TEMA – Sesc DN
Conferência de abertura – Turismo social e responsável na sociedade contemporânea
A conferência de abertura terá o propósito de apresentar a evolução do Turismo Social e Responsável em uma perspectiva global, com especial atenção para a América Latina. Qual é o papel do Turismo Social e Responsável na sociedade contemporânea? Quais oportunidades de negócios surgem a partir destas análises? Quais são as diferenças entre a perspectiva da oferta e da demanda para o turismo social?
1º Painel – Os desafios e oportunidades da questão sazonal para a hotelaria brasileira
A hospedagem exerce papel fundamental na cadeia produtiva do turismo. A sazonalidade do setor é uma realidade que precisa ser administrada e abre um leque de oportunidades para negócios sociais. O 1º painel do dia traz uma abordagem sobre os desafios de manter o percentual de ocupação hoteleira na baixa temporada.
Mediador: Alexandre Sampaio (Cetur)
- Turismo Social e Turismo Interno - Milton Zuanazzi (ABRASTUR)
- Sazonalidade na Hotelaria – Como driblar a baixa temporada - Geraldo Linzmeyer (CHA - Cadeia de Hotéis Associados)
- Turismo Social e a atuação do Sesc Rio Grande do Sul - Maria Helena (Sesc-RS)
2º Painel – Segmentação: uma oportunidade para negócios de impacto social
A segmentação do mercado já está consolidada como uma estratégia para que as organizações obtenham vantagens competitivas. Essa mesma estratégia pode, também, gerar oportunidades de negócios que tragam benefícios à sociedade?
Mediadora: Germana Magalhães (Sebrae)
- Vai Voando – Sim, aqui você pode viajar! - Luiz Andreaza (Diretoria Vai Voando)
- Viajar Verde - Turismo Sustentável - Ana Cecília Duek (Diretora)
- Desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade no mercado de turismo e lazer - Monica Samia (Diretora Executiva da BRAZTOA)
INTERVALO PARA ALMOÇO
CASE – SESC UMA HISTÓRIA DE INCLUSÃO SOCIAL
Boas práticas em Turismo Social
O programa de turismo social do Chile é considerado case de sucesso por equilibrar as necessidades da demanda e da oferta, com integração entre os setores público e privado.
PERGUNTAS E RESPOSTAS - Francisca Retamal (Chile) X Bernardo Cheibub (UFF)
CAFÉ & NETWORKING
3º Painel – Desafios e propostas para uma política pública de turismo social no BrasilO Brasil é, reconhecidamente, um país com potencial para fazer da atividade turística, em especial o turismo doméstico, um dos pilares do fortalecimento da sua economia. No entanto, uma parcela grande da sociedade brasileira não viaja regularmente, nem mesmo em férias, por motivos diversos. A partir destas premissas, o painel propõe uma discussão sobre políticas públicas de turismo social no Brasil, buscando responder quais são os desafios para criação e implantação de programas desta natureza no país.
Mediador: Carlos Alberto Lopes (COOBRASTUR)
- Políticas Públicas de Turismo Social no Brasil: Realidade brasileira - Mariana Aldrigui (USP)
- Turismo responsável no contexto do Plano Nacional do Turismo - Osiris Marques (UFF)
- Diretrizes para o desenvolvimento do Turismo Social no Brasil - Aluizer Malab Barbosa do Nascimento (Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo)
Lançamento do documento: “Diretrizes para o desenvolvimento do Turismo Social no Brasil”
Conferência de encerramento – Turismo social e responsável: desafios e expectativas para a realidade brasileira
Desafios e expectativas para criação e implementação de políticas e iniciativas de turismo social e responsável no Brasil, a partir de uma vivência em contextos internacionais.
ENCERRAMENTO (AUTORIDADES)