12 December, 2017

Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac é lançado na Fecomércio-DF

Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac é lançado na Fecomércio-DF

Crédito: Fecomércio-DF

Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac é lançado na Fecomércio-DF

Adicionar aos meus Itens 

O programa tem como missão planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas, com os objetivos de mitigar os impactos socioambientais, otimizar o uso dos recursos das instituições e conscientizar os funcionários, por exemplo, a extinguir o uso de copos descartáveis e sacolas plásticas, além do uso consciente da energia, da água e de folhas de papel A4 na sede administrativa. 

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, disse que o Ecos tem um grande significado. São pequenas ações que contribuem para um grande movimento de caráter mundial. “É uma questão grandiosa, mas, ao mesmo tempo, muito pequena, pois lida com a individualidade. Cada um de nós tem que ter a consciência de que realizando nosso papel faremos parte de um grupo enorme que se preocupa com a questão da sustentabilidade de nosso planeta”, destacou Adelmir. 

O presidente da Federação lembrou ainda a questão da crise hídrica no Distrito Federal. “Brasília é uma região de grandes nascentes, grandes bacias, mas observamos uma crise hídrica sem precedentes mesmo em plena época de chuva. Nossos reservatórios estão em estado crítico. Isso foi uma falta de uso racional e de planejamento na preservação dos recursos”, disse. “Se cada um de nós tiver a compreensão de racionar a água, separar o lixo e tantas outras coisas, não teremos que passar por situações iguais a essa novamente”, concluiu. 

A diretora executiva do Instituto Fecomércio-DF, Elizabet Campos, afirmou que o Programa Ecos será muito gratificante para todos. “Nós estamos sintonizados em um único propósito: o da mudança de atitude, de comportamento e de hábitos. Se queremos mais felicidade no futuro e um desenvolvimento sustentável, temos que começar a agir agora. Essa responsabilidade além de ser individual é de todos nós”, explicou Elizabet. A implantação do Ecos foi integrada e, por isso, o Senac-DF também lançou o programa em sua sede administrativa, no dia 6 de dezembro. 

Palestra

O catador de Lixo Rônei Alves da Silva, do Movimento dos Catadores, ministrou uma palestra para os colaboradores da Fecomércio-DF e do Instituto Fecomércio, durante o lançamento do Ecos. Ele ressaltou que é necessário mudar a atitude, antes de tudo. Ele destacou que o problema ambiental não é para daqui a 100 ou 200 anos, é para hoje, para agora. “Se nós não mudarmos a atitude, nossos filhos e netos e até mesmo nós não teremos um planeta para viver. Se continuarmos com esse modelo de consumo e de descarte de lixo, precisaremos de cinco planetas para dar conta”, disse. 

Rônei avaliou que é necessário que todos cobrem do governo uma coleta seletiva que, de fato, funcione. “Eu convivo no lixão e vejo que a coleta seletiva não funciona. Temos que participar, fazer a nossa parte, separar o lixo, cobrar do governo uma coleta seletiva. Se não for assim, vamos ver o nosso planeta morrer por um câncer chamado ser humano. Temos que entender que quem vai sofrer as consequências somos nós mesmos. Ou você muda, ou você não vai viver aqui”, defendeu. 

Desfile

Ao final da cerimônia de lançamento do programa, ocorreu um desfile de moda sustentável, realizado em parceria com o Senac no Distrito Federal, com figurinos confeccionados pela estilista Lua Guirra, com materiais que seriam descartados, como revistas, luvas, jornais, copos descartáveis, filtro de café, entre outros. O Senac-DF cedeu a maquiagem das modelos e os penteados, como parte das atividades do curso de Moda. Foram apresentadas cinco criações da estilista, com destaque para o vestido confeccionado com capas de guarda-chuva; outro modelo confeccionado com filtro de café; e o vestido de noiva, feito apenas com sobras de materiais recicláveis, como formas de doce, toucas de TNT, cadernos, copos descartáveis, papéis toalhas e filtros de café.

 

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.