27 September, 2018

CNC lança 37ª edição da revista Turismo em Pauta na ABAV Expo 2018

Crédito: Carla Zigon

Estande do Sistema CNC-Sesc-Senac durante lançamento da revista Turismo em Pauta com artigos de comunicadores do trade turístico

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo, no dia 26 de setembro, a 37ª edição da revista Turismo em Pauta, uma coletânea de artigos que permite a especialistas do setor e acadêmicos tratar de assuntos relacionados ao turismo, com profundidade e conhecimento. A edição especial conta com artigos de jornalistas de veículos especializados na cobertura do trade turístico.

O lançamento aconteceu no estande do Sistema CNC-Sesc-Senac, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Alexandre Sampaio, o Conselho entende que a comunicação é uma ferramenta estratégica para a consolidação do turismo no Brasil. “Quando o Cetur define ações, é impossível deixar de considerar o papel desempenhado pela mídia do setor. Os profissionais de comunicação, que estão nessa edição da Turismo em Pauta, ajudam a refletir o turismo, apontar caminhos, superar impasses e sinalizar tendências, são o sangue nas veias de um setor que precisa de toda a vitalidade para ajudar o Brasil a crescer e aparecer.”

Os artigos desta edição são uma amostra do quão produtivo e útil é o trabalho que vem sendo realizado pelos veículos especializados no trade turístico. Para o Cetur/CNC, sem o olhar da Comunicação e seus profissionais, seria muito mais difícil fazer o turismo acontecer.

Os autores

O editor-chefe e diretor de comunicação da PANROTAS Editora, Artur Luiz Andrade, escolheu relatar no artigo “Notícias do turismo segundo a segundo” o caminho que levou ao atual modelo de produção de conteúdo da Panrotas.

O experiente Roy Taylor, que já trabalhou em diversos veículos de comunicação do País e atualmente é diretor-presidente da Mercado&Eventos, escreveu “O conjunto que faz sucesso na promoção de um destino”, identificando a participação “assertiva em feiras do setor” como um dos itens inerentes à promoção de um destino.

“Radar nas feiras e eventos no País” é o nome do artigo do jornalista e publicitário Otávio Neto, que tem mais de 25 anos de estrada. Com um currículo que acumula a cobertura de mais de cinco mil feiras e três mil eventos, ele faz uma análise do segmento M.I.C.E. – sigla em inglês para Meetings (Encontros), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências) and (e) Exhibitions (Feiras).

A gastronomia como impulsionadora do turismo, com foco no estado de Minas Gerais, foi o tema abordado por Marden Couto, editor e fotógrafo do blog Turismo de Minas; colaborador do caderno de turismo do jornal “Estado de Minas”; e ex-chefe de comunicação da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

Publicitário de formação, mas com passagens por veículos como TV Gazeta/Rede Band, revistas “Time” e “Newsweek”, atualmente editor associado da revista HotelNews, Marcio Loducca faz uma viagem nos 59 anos da revista e sua relação intrínseca com a história da hotelaria nacional. Confira no artigo “Histórias da hotelaria no País. Para que servem as memórias? Algumas ilustram fotografias, outras transformam o futuro”.

Por sua vez, Amanda Leonel, comunicadora e especialista em Turismo, que atua há dez anos no mercado editorial com foco em turismo e sustentabilidade, aborda no artigo “Coragem para mudar” os desafios enfrentados na reestruturação do BrasilTuris, em 2016.

Jornalista com atuação em rádio, jornal e revistas de diferentes segmentos, criador da Revista Hotéis em 2002, Edgar J. Oliveira aproveita os anos de vivência do setor e faz uma abordagem sobre a falta de vontade política com o turismo no Brasil.

Por fim, mas não menos importante, Peter Kutuchian, fundador e CEO da Hotelier News, gerente-geral da AMResorts® no Brasil, aproveita também a bagagem de 40 países visitados em todos os continentes para fazer uma abordagem sobre os avanços e usos da tecnologia na hotelaria. Confira as conclusões do autor no artigo “A hotelaria on-line precisa também de sorrisos off-line”.

A revista Turismo em Pauta é uma publicação do Cetur/CNC. Confira a 37ª edição da revista Turismo em Pauta: cnc.org.br/sites/default/files/arquivos/372018.pdf. Para outras edições, acesse: www.cnc.org.br.

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.